Tudo o que fazemos dentro do marketing busca de alguma forma atingir objetivos e resultados. As ações de comunicação, portanto, possuem fases que estão divididas em função dos objetivos. Cada uma delas precisa ser estudada e estruturada para estar de acordo com o que se busca. Para isso, é fundamental planejar os meios corretos e seus indicadores de acompanhamento, ganhando em racionalização de investimentos e maximização de ganhos.
No entanto, o caminho para o sucesso não acontece repentinamente; ele passa por uma espécie de funil, como descrito abaixo:
Conhecimento: nesta fase, o objetivo primário é fazer com que o mercado saiba da existência do produto, serviço e/ou marca. Uma ação de lançamento de produto via rede social é um exemplo. Um possível indicador, nesse caso, é a quantidade de visualizações, ou seja: quanto mais visualizações, mais pessoas terão visto e tomarão conhecimento da sua existência.
Interesse: neste momento, o cliente, além de já conhecer o produto, passa a entender que ele pode ser algo valioso em sua vida – como um entusiasta de carros que, ao conhecer o carro ideal, “se apaixona”. Um KPI (principal indicador de performance) que pode ser considerado nesta fase são os likes em um post.
Desejo: é a fase em que o cliente passa a pensar que o produto que ele tanto deseja é algo que ele realmente pode possuir. Ele passa, portanto, a procurar informações sobre preço, composição e características. O fluxo do site com informações do produto pode ser um bom critério indicativo de avaliação.
Intenção: é o momento-chave. O cliente gera um lead (intenção de compra) dando à empresa a informação de que ele quer falar sobre o seu interesse em comprar o produto. Neste momento, a quantidade de intenções de compra (e-mail, telefonemas, leads eletrônicos) é a forma de mensurar.
Compra: o funil entra agora na área comercial, que concretiza a venda. O indicador, nessa hora, pode ser o volume de vendas.
Pelo funil, é possível verificar que é muito importante ter todas as etapas e estratégias bastante claras. Assim, você sempre tomará o caminho mais curto para chegar aos desejados objetivos.
Interessou e quer mais informações? Faça contato.
Em plena era digital, vender bem já não significa ficar na frente na loja gritando…
Cada vendedor tem uma forma particular de trabalho. Existem aqueles que preferem conhecer o cliente…