Funil da comunicação: fases, meios e indicadores

Tudo o que fazemos dentro do marketing busca de alguma forma atingir objetivos e resultados. As ações de comunicação, portanto, possuem fases que estão divididas em função dos objetivos. Cada uma delas precisa ser estudada e estruturada para estar de acordo com o que se busca. Para isso, é fundamental planejar os meios corretos e seus indicadores de acompanhamento, ganhando em racionalização de investimentos e maximização de ganhos.

No entanto, o caminho para o sucesso não acontece repentinamente; ele passa por uma espécie de funil, como descrito abaixo:

Conhecimento: nesta fase, o objetivo primário é fazer com que o mercado saiba da existência do produto, serviço e/ou marca. Uma ação de lançamento de produto via rede social é um exemplo. Um possível indicador, nesse caso, é a quantidade de visualizações, ou seja: quanto mais visualizações, mais pessoas terão visto e tomarão conhecimento da sua existência.

Interesse: neste momento, o cliente, além de já conhecer o produto, passa a entender que ele pode ser algo valioso em sua vida – como um entusiasta de carros que, ao conhecer o carro ideal, “se apaixona”. Um KPI (principal indicador de performance) que pode ser considerado nesta fase são os likes em um post.

Desejo: é a fase em que o cliente passa a pensar que o produto que ele tanto deseja é algo que ele realmente pode possuir. Ele passa, portanto, a procurar informações sobre preço, composição e características. O fluxo do site com informações do produto pode ser um bom critério indicativo de avaliação.

Intenção: é o momento-chave. O cliente gera um lead (intenção de compra) dando à empresa a informação de que ele quer falar sobre o seu interesse em comprar o produto. Neste momento, a quantidade de intenções de compra (e-mail, telefonemas, leads eletrônicos) é a forma de mensurar.

Compra: o funil entra agora na área comercial, que concretiza a venda. O indicador, nessa hora, pode ser o volume de vendas.

Pelo funil, é possível verificar que é muito importante ter todas as etapas e estratégias bastante claras. Assim, você sempre tomará o caminho mais curto para chegar aos desejados objetivos.

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