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12 de dezembro de 2018
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Chat online ou ligação? Como definir a melhor forma de se conectar com seu cliente via site

Parece impensável que uma empresa não tenha site hoje em dia, não é? Mas você já refletiu para o que de fato serve o seu?

Essencialmente, ele é uma vitrine para a sua empresa.

Para 47% dos consumidores brasileiros ouvidos por uma pesquisa da CNDL e SPC Brasil, por exemplo, já é um hábito pesquisar produtos na internet antes de adquiri-los.

Além disso, o seu site pode funcionar como uma forma rápida e prática de o cliente fazer o primeiro contato com você. E é aí que entra a dúvida: é melhor trabalhar com chat online ou ligação?

Em primeiro lugar, é importante saber que uma alternativa não exclui a outra — em muitos casos, elas são complementares. Mas cada uma tem vantagens e desafios diferentes. Quer saber quais são? Continue lendo para tomar uma decisão inteligente!

Benefícios e desafios do chat online

Benefícios

O chat online é uma forma prática de iniciar o contato com o cliente, pois é uma ferramenta relativamente simples que permite que ele tire suas dúvidas mais básicas. Por isso, é um instrumento interessante para conversar com quem está no topo do funil.

Uma das maiores vantagens dele é permitir a comunicação no próprio site, caso o visitante queira uma conversa rápida.

Além disso, o chat online permite registrar todas as conversas realizadas, o que pode gerar insights valiosos para a abordagem de novos clientes — dessa forma, é possível conhecer as dúvidas mais comuns das pessoas, por exemplo.

Outro benefício é permitir que o colaborador atenda mais de um visitante ao mesmo tempo, o que otimiza o tempo de trabalho. Em estratégias mais avançadas, é possível até implementar um chatbot para as conversas iniciais.

Desafios

Um dos principais desafios do chat online é fazer com ele de fato sirva ao seu propósito e permita uma conversa rápida.

Para isso, seus colaboradores precisam estar sempre alertas, pois um dos principais erros no uso da ferramenta é deixar o cliente esperar tempo demais.

Mais um desafio no trabalho com ela é encontrar a linguagem certa para a sua empresa. O ideal é que seja o mais próxima possível de uma bate-papo entre duas pessoas, mas pode ser complicado alcançar esse efeito.

Benefícios e desafios das ligações de vendas

Benefícios

Por mais que um chat online seja eficiente, não é capaz de substituir uma ligação de pessoa para pessoa.

Por telefone, a resolução de problemas costuma ser mais rápida, e facilita que o cliente retire dúvidas pontuais. Além disso, a ligação é ideal para falar com os clientes que estão no fundo do funil ou próximos dele, prontos para fechar negócio.

E mais: a ligação traz uma identidade mais clara para a sua empresa — em alguns casos, o consumidor pode considerar a conversa por chat muito fria e impessoal.

Desafios

O treinamento dos vendedores deve ser muito bom para que as ligações não se transformem em simples telemarketing. Todos eles precisam estar na mesma página, conhecendo a fundo os processos de atendimento e venda da empresa.

Outro desafio comum das ligações é parecido com o dos chats online: é preciso ser ágil para não deixar o cliente esperando. Mas como fazer isso?

A Callnow oferece uma alternativa para solucionar esse problema. Você pode adicionar uma ferramenta bem simples ao seu site para o visitante informar o número de telefone.

Assim que ele faz isso, a própria Callnow o conecta à sua empresa. Se ele chegou a adicionar o número de telefone no seu site, é provável que esteja bem próximo à conversão, então você fala com ele no momento mais propício para fechar negócio!

Um ponto importante a considerar é que o chat online e as ligações não são excludentes, ou seja, o seu site pode contar com as duas alternativas ao mesmo tempo.

Algumas pessoas, afinal, preferem conversar por texto, enquanto outras não dispensam uma boa conversa por telefone.

Quer entender melhor quais são as funcionalidades da ferramenta da Callnow e como a tecnologia pode ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco e vamos conversar!

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